Vila Maria Zélia

Vila Maria Zélia

No dia 24 de novembro de 2013, os fotógrafos Flávio Giovanni, Antônio Ponzini e Fellipe Alves, juntos com a modelo Fernanda César, uniram-se para fotografar um dos locais mais espetaculares dentro da cidade de São Paulo: O Colégio das Meninas, na Vila Maria Zélia.

Construída no período de 1911 a 1916, a Vila Maria Zélia foi idealizada pelo industrial Jorge Street, para abrigar os 2.100 operários especializados da Cia Nacional de Tecidos de Juta.

Após uma aula de história explicada pelo Senhor Dedé, um morador e profundo conhecedor do bairro, além de um grande lutador pela preservação do local, Flávio aproveitou um momento e outro da sessão de fotos de Fernanda César para fazer algumas registros particulares, tentando resgatar o que estava olhando, ouvindo e sentindo.

Com a estrutura de um local morto e em meio aos destroços, o resultado foi vintage, orgânico e ao mesmo tempo, uma volta ao passado.

“Em algumas fotos, parecia estar vendo as alunas correndo após o tocar da sirene, para chegarem nas salas de aula em tempo.”.

Confira algumas das fotos feitas no local:

VMZ_005

VMZ_004

VMZ_003

VMZ_002

VMZ_001

VMZ_006