O Fotógrafo

Flávio PerfilFlávio Giovanni é natural de São Paulo e cresceu no bairro do Jaraguá, periferia pobre da cidade. Desde criança nutriu grande interesse por fotografia, mas a falta de recursos financeiros, nunca permitiu que ele pudesse seguir este caminho.

Em 2010, forma-se em Sistemas de Informação pela Universidade Mogi das Cruzes o que o ajudou a consolidar uma carreira de sucesso como profissional de tecnologia da informação, que vinha construindo desde 1994. Atualmente, trabalha como engenheiro de sistemas em uma empresa de e-BPO (Business Process Outsourcing), de São Paulo.

Paralelamente à sua carreira, e com forte espírito autodidata, Flavio manteve alguns hobbys, dentre eles, o automodelismo, aquariofilismo, ciclismo, cinefilismo, e a música (como instrumentista), atividade, aliás, que mantém até hoje. Mas a fotografia sempre foi uma paixão muito especial.

No início de 2013, resolveu investir em equipamento profissional, desfazendo-se de sua câmera para uso doméstico (uma Canon G10). Sua intenção era conhecer o funcionamento avançado desta arte e ampliar sua experiência fotográfica, como amador.

A rapidez de sua evolução, aliada ao prazer que tinha em estudar, chamaram a atenção do seu grande amigo e renomado fotojornalista de esportes, Álvaro Perazzoli, que se ofereceu para ser o seu tutor na prática da fotografia.

Desde então, sob a supervisão de Perazzoli, Flavio realizou diversas coberturas de eventos de ciclismo Downhill e Montain Bike, e provas de Running, aliando seus interesses à sua arte. Praticou também ensaios de photoclose, still, paisagem, e até participou de saídas para coberturas jornalísticas, como a manifestação de ciclistas ”Pedalada Pelada de 2013″.

Destacou-se tanto na cobertura de eventos de ciclismo que foi convidado por Álvaro para ser seu parceiro na Agência Laborazoli, especializada em eventos esportivos.

As orientações e dicas de Perazzoli foram de extrema importância e ajudaram Flavio a descobrir e explorar sua maior habilidade: fotografar pessoas em situações diversas.

Com toda essa bagagem, Flavio atualmente realiza coberturas de shows de bandas, artistas, eventos de ciclismo, provas de Running e paisagem, além de sempre enriquecer sua galeria com o tema que mais gosta: as pessoas.

Recentemente promoveu a “1ª Saída Fotográfica do FG”, onde reuniu profissionais e amadores para um encontro muito produtivo no Centro Velho de São Paulo.


Texto e Adaptação: Fernanda César
Foto: Álvaro Perazzoli