Influências

Com um grupo tão grande de fotógrafos influenciadores no Brasil, passando por nomes como Sebastião Salgado, Boris Kossoy, Walter Firmo, Zeka Araújo e tantos outros, Flávio identifica-se mais diretamente com Antanas Sutkus, um Lituano com uma visão um tanto quanto mórbida…

…Antanas conseguia registrar a verdadeira face de um ser humano usando uma técnica muito particular: a sua simpatia. O olhar simpático, a educação e o seu lado discreto o possibilitavam fotografar os momentos mais pessoais e diferenciados das pessoas. A sua melhor obra, “Pessoas da Lituânia”, é considerada uma das suas obras mais importantes.

ANTANA~2

A segunda visão mais importante para Flávio é o olhar crítico e irônico de Boris Kossoy. Boris consegue traduzir a importância da fotografia em retratos cheios de informações dúbias. Talvez Boris seja tão importante para Flávio quanto Antanas e seus registros de retratos, pois através da mescla dos dois fotógrafos, Flávio executou o seu melhor ensaio fotográfico, na Vila Maria Zélia.

boris-kossoy-04